<p>Paz irmãos...Eu trabalhei na correção de um erro no programa OpenLP, e na tradução para Português Brasileiro, mas a opinião abaixo é pessoal e não representa o ponto de vista dos criadores do software. Dito isto...Direitos de uso de uma tradução da Bíblia são extremamente polémicos: como podemos impedir ou processar uma pessoa por divulgar a palavra de Deus? Pessoalmente entrei em contato com a JUERP sobre a distribuição do hinos do HCC e CC junto com o OpenLP, e atenciosamente me informaram que eles comercializam o produto "Louvor e Adoração" que atende as minhas necessidades. Em relação ao texto bíblico, a SBB me informou que distribuir as bíblias deles (ARA, ARC, NTLH) juntamente com o OpenLP não é autorizado, e sugeriram que eu adquirisse a Biblioteca Digital da Bíblia (Libronix).Não sou formado em direito, mas pesquisando a legislação brasileira, temos a Lei 9610/98 ("lei de direitos autorais"), que informa (vou copiar somente a parte pertinente):"Art 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais (I) a reprodução (b) em diários ou períodicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza; (III) a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;"Na minha ignorância, entendi que a utilização de conteúdo bíblico em reuniões de igreja não fere direitos autoriais, pois pode ser considerado "para fins de estudo" e são utilizadas apenas passagens. Na Bíblia NVI indica um limite de até quinhentos versículos sem permissão por escrito dos editores (usar mais do que 500 versículos em um culto ou estudo?). E um pouco adiante diz "Quandos as citações da NVI forem feitas em meios informativos sem fins lucrativos, como boletins de igrejas, programas de reuniões ou encontros, cartazes, transparências e outros meios semelhantes, apenas o uso da sigal NVI ao final